A cidade de Guimarães é um dos berços da nacionalidade portuguesa, popularmente considerada a primeira capital de Portugal, por ter sido sede da corte do Condado portucalense e do primeiro rei do país, D. Afonso Henriques, fundador da nacionalidade, que aí poderá ter nascido (outras possibilidades são Viseu e Coimbra).
O topónimo Guimarães resulta da antiga denominação da cidade – Vimaranes – que, por sua vez, derivará do nome do conquistador do território do Norte de Portugal aos muçulmanos, Vimara Peres. Vimara Peres fez do lugar o centro administrativo do território conquistado e era esse o centro político do Condado Portucalense, que antecedeu Portugal, ao tempo do nascimento do primeiro rei português.
O viajante poderá encontrar uma cidade com vestígios medievais e de outras épocas. O centro histórico de Guimarães é Património da Humanidade.
Sugere-se uma visita ao castelo, à capela de São Miguel do Castelo (onde, segundo a lenda, foi batizado D. Afonso Henriques) e ao palácio dos Duques de Bragança (tudo concentrado na alta da cidade) e um trajeto pedestre desde aí até à cidade baixa, pela rua de Santa Maria.
Percorra, depois, a cidade baixa e não deixe de ver os vestígios da muralha da cidade.É possível contemplar a cidade do alto da Penha, onde existe uma igreja. Um teleférico assegura a ligação da cidade ao cimo do monte.
Comments