Pintada por pintores e cantada por poetas, Amarante é uma bucólica vila portuguesa encaixada entre serras, no vale do rio Tâmega.
Em Amarante se fixou São Gonçalo, o padroeiro da cidade, no século XIII. A ele se atribui a construção de uma ponte sobre o rio Tâmega que deu importância à urbe, já que era um local de travessia segura. A atual ponte, porém, é do século XVIII, já que a ponte primitiva ruiu durante uma cheia do Tâmega.
Durante a segunda invasão francesa de Portugal, em 1809, forças portuguesas defenderam heroicamente a ponte de Amarante contra um ataque francês, retardando o avanço das forças napoleónicas por quinze dias. O episódio tornou-se mítico na história de Portugal e de Amarante.
Visite a majestosa igreja de São Gonçalo. Passeie na rua principal do centro histórico. Desça ao rio e percorra um pouco as suas margens. Cruze a ponte, imaginando o combate que aí se travou entre franceses e portugueses.
Tome um café e coma uns docinhos típicos na confeitaria da Ponte. Deambule pela rua à esquerda, depois de cruzar a ponte. Regresse pelo mesmo caminho e percorra o parque fluvial.
Se gostar de caminhadas, procure a antiga estação ferroviária. Aí começa um trilho deslumbrante construído no local da extinta linha ferroviária do Tâmega.
Comments