top of page
Foto do escritorSamanta Fernandes

Portugal: 4 Aldeias Históricas a não perder

Portugal não é só Lisboa, Porto e Algarve. As aldeias históricas, além de preservarem a história e cultura medieval, fazem parte de um Portugal autêntico - pouco explorado pelo turismo.



Com localizações estratégicas junto da fronteira espanhola, essas povoações são fruto do trabalho de diversas gerações de reis que, preocupados com a defesa do território, se encarregaram de povoar e fortificar aquela região.


São 12 aldeias consideradas históricas em Portugal. A seguir selecionamos as quatro mais belas aldeias, que você pode conhecer em apenas um fim de semana:


1. Piódão


Considerada uma das mais bonitas aldeias históricas de Portugal, Piódão está localizada nas montanhas de Açor. Rodeada por paisagens deslumbrantes, o local é muitas vezes descrito como aldeia presépio, por causa da disposição das casas. Somente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é distinguida das demais habitações, pela sua cor branca, que se destaca do casario de pedras.


2. Trancoso


O destino faz parte da rede de aldeias históricas de Portugal por manter intacto seu Centro Histórico e ainda ter preservadas as muralhas que protegiam a cidade.



Explore as ruelas estreitas com seu casario de pedras, onde moraram os cristão e judeus. Visite o Castelo e suas portas medievais. Aproveite também para saborear as famosas sardinhas doces de Trancoso.


3. Almeida


Localizada bem próxima da fronteira com a Espanha, Almeida é uma das vilas mais fortificadas de Portugal. Essa pequena aldeia possui edifícios de arquitetura militar e foi durante séculos palco de batalhas, como a Guerra da Restauração (século XVII) - primeiro contra os espanhóis e depois contra os franceses.


4. Belmonte


É a vila onde nasceu o navegador e descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral. Situada a apenas 9Km da Serra da Estrela, a aldeia possui uma ampla vista do alto do Castelo.



Percorra o bairro judeu (rua Direita e Fonte da Rosa), onde poderá apreciar as pequenas casas típicas de granito e conhecer a sinagoga. Conheça o Museu do Descobrimento, a Igreja e a Capela dos Cabrais (Panteão do Cabrais), que fica no entorno da vila.



Aproveite o percurso das aldeias e desfrute das iguarias da região. Lá você vai encontrar queijos, vinho, cabrito, borrego, enchidos, azeite, entre outros produtos típicos da região centro de Portugal. São nesses produtos tradicionais que se encontram vestígios da história.



Ao visitar os centros históricos e conhecer o patrimônio religioso e cultural, você se transporta para o Portugal Medieval e também aos Descobrimentos, à Restauração, às Invasões Francesas ou até à pré-história.


E não há como ver tudo de uma vez, mas certamente sairá daqui com uma vontade imensa de explorar outras Aldeias Históricas de Portugal. Até o próximo destino!

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page