A Queimada Galega é tradição na cidade de Cambados, região da Galiza, em Espanha. A partir dessa povoação é possível conhecer um pouco mais da cultura galega e das tradições espanholas.
A região da Galiza é mais do que monumentos históricos, igrejas, vinhos e turismo. Há muita cultura popular, como é o caso da Festa da Queimada Galega. O ritual é de origem medieval e também atribuída aos celtas.
Um ritual puro e simples, onde é pronunciado o esconjuro com fogo, que segundo a lenda afasta e protege contra os maus espíritos. No caldeirão a queimar, é onde se prepara a bebida feita de água ardente, açúcar, casca de laranja e grãos de café.
A região galega possui diversas paisagens deslumbrantes e muitos sabores a experimentar. No percurso, é possível passar pelas rias baixas junto a Ponte Rande, pelas cidades de Porto Novo, A Toxa, Pontevedra, Cambados, Combarro, entre tantos outros locais que estão a poucas horas de Portugal.
Uma boa opção é se hospedar em Cambados, que é uma vila histórica de paisagem suave, caracterizada por terraços altos nos quais as uvas Alvarinho (em galego Albariño) ou espadeiro amadurecem. Foi classificada no ano de 2017 como Cidade Europeia do Vinho, segundo o Conselho de Administração da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho.
Seu centro histórico é declarado de interesse cultural e abriga um dos grupos mais importantes de pazos nobres da Galiza.
A histórica vila deve ser percorrida a pé para prová-la. Possui o título de Very Noble Villa e essa nobreza pode ser vista em sua herança monumental, como nas ruínas de Santa Mariña, do século XVI, ou na praça de Fefiñáns, ladeada pelo Pazo de los Figueroa e pela Igreja de San Bieito, século XVI .
Pode-se aproveitar a estrada junto ao mar e também um fazer um passeio de cruzeiro sobre as bateias. No percurso, é mostrado o cultivo dos mariscos, ostras, entre outros. A embarcação conta com música e degustação de vinhos e frutos do mar.
Não deixe de visitar Combarro, que fica a cerca de 20 quilômetros de Cambados e a 7 quilômetros de Pontevedra.
A povoação é muito bem cuidada e encanta com seus seus espigueiros, cruzeiros e casarios decorados com flores.
A vila turística possui lojas de produtos típicos galegos e artesanato local - como as famosas meigas, as bruxas da sorte. O povoado pertence ao município de Poio e se prolonga até à Ria de Pontevedra.
Outro ponto a não perder são as ruínas da Torre de San Sadurniño, a fortificação foi erguida à época do bispo de São Tiago de Compostela, Sisnando, na segunda metade do século X.
Para quem não perde a oportunidade de comprar produtos espanhóis com qualidade e bom preço, vale a pena passar pela feira de domingo na cidade de Padrón, que está localizada ao sul da província de Corunha, na região de O Sar - 21 quilômetros de Santiago de Compostela.
Bem próximo da feira, fica a Igreja de Santiago e o centro histórico. Essa povoação está ligada ao caminho de Santiago, onde, segundo a tradição, predicou o Apóstolo Santiago em vida, e onde regressou de novo depois do seu martírio numa barca de pedra que atracou no "pedrón" (daí a origem do nome).
A agência de Viagens Sol Norte possui excursões regulares para este destino. Para maiores informações acesse o site: solnorte.pt. Até o próximo destino.
Vem comigo que no caminho eu explico!
Samantha Fernandez
Comments