#colecionarexperiencias #blogdasamanthafernandez #viagemcultural #eurotrip #europa #doutoradoufpporto #phdlife #jornalismodeviagens #periodismodeviajes #traveljournalism #traveljournalist #turismocult #portugal
Se tem algo que os portugueses entendem é de comer. É na mesa que são reforçados os afetos e a relação com a terra, a família e a história. Arcos de Valdevez é o maior concelho do Alto-Minho, que além de reunir fortes argumentos sobre história, patrimônio e natureza milenar, é marcado pela sua saborosa gastronomia, que reúne tradição e uma explosão de sabores da terra.
São muitas as opções da culinária local, desde o cozido à minhota, cabritinho mamão da serra, passando pela singular e suculenta carne Cachena, que é uma raça de gado típico da região, onde os animais são criados de forma natural, exclusivamente em regime de pastoreio em prados situados na grande altitude. Os pratos são acompanhados pelo arroz de feijão terrestre, vinho verde da região e as sobremesas, como os charutos dos arcos com laranja de Ermelo e o verdadeiro ex-líbris doce do concelho, os rebuçados dos arcos.
Em um breve passeio pelo centro da Vila é possível experimentar as delícias portuguesas e ainda se deparar com o casario antigo, suas ruelas estreitas, o comércio que ainda preserva um pouco de suas tradições em um cenário de grande beleza natural. Caminhe pela Ponte da Vila, que liga as duas margens da Vila de Arcos de Valdevez, é uma construção do século XIX, iniciada em 1876 e finalizada em 1880, que substituiu integralmente um exemplar de origem medieval.
Foi em Arcos de Valdevez que Portugal se fez. No ano de 1141 houve um torneio entre as tropas portuguesas e as tropas da Galiza. A escaramuça ocorreu quando D. Afonso Henriques – primeiro rei de Portugal, após a vitória na batalha de Ourique (1139), rompeu a paz de Tui (1137) assinada com seu primo o Imperador Afonso VII de Leão e Castela. Portugal venceu o torneio e o reinado de D. Afonso se consolidou.
Arcos de Valdevez está localizada dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês e conta com muitos locais na região que merecem uma visita mais apurada, como a aldeia de Sistelo (o pequeno Tibete português), a vila de Soajo, Paço de Giela, Santuário de Nossa Senhora da Peneda e tantos outros monumentos exemplares da arquitetura medieval.
Aproveite também para fazer os percursos na ecovia, que oferece boas estruturas para as práticas de atividades ao ar livre. A região é banhada pelo rio Vez e o rio Lima que, juntamente com a reserva estão inseridos na Reserva Mundial da Biosfera, declarado pela Unesco pelos seus valores naturais únicos. Para maiores informações procure o Posto de Turismo, que fica logo na entrada. O endereço é rua Prof. Dr. Júlio Almeida Costa, 4970 - Arcos de Valdevez, telefone: +351 258 520 509.
Até o próximo destino.
Vem comigo que no caminho eu explico!
Samantha Fernandez
Commentaires