Fundada em 16 a. C., Braga foi uma colônia romana, sob a designação de Bracara Augusta.
A cidade tornou-se capital da província romana da Galécia, que correspondia ao Noroeste da Península Ibérica. Foi e é também um centro religioso católico importante, sede de arcebispado desde, pelo menos, o século IV, embora, segundo a lenda, o seu primeiro arcebispo tenha sido São Pedro de Rates, entre os anos 45 e 60. O arcebispo de Braga é considerado, ainda hoje, o Primaz das Espanhas. Historicamente, os arcebispados de Braga e Santiago de Compostela são rivais.
Percorra as ruas do Souto e Dom Diogo de Sousa (uma é a continuação da outra) desde a Arcada da praça da República até ao arco da Porta Nova e pare na sé catedral, para uma visita. Palmilhe as ruas adjacentes.
Nos arredores de Braga existem os santuários do Sameiro e do Bom Jesus do Monte, que se avistam da cidade e de onde se pode, igualmente, avistar a cidade. Tradicionalmente, usa-se o funicular para se atingir o santuário do Bom Jesus. O santuário medieval de São Martinho de Dume também se localiza próximo de Braga.
Braga é sede da Universidade do Minho. Oferece, igualmente, oportunidades de cultura e lazer únicas no país, com a sua animação noturna, cinemas, teatros, exposições, museus e galerias de arte. É uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a História e a religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica e a vida universitária.
Comments