Tradição, cultura e fé marcaram a Festa em Honra de Arcanjo São Gabriel de 2019, que reuniu centenas de pessoas no Miradouro de São Gabriel. A tradicional festa portuguesa ocorre sempre na altura da Páscoa, junto com as festividades católicas. O objetivo é homenagear o padroeiro da cidade e reunir a comunidade de Castelo Melhor e região.
De acordo com André Pina, são três dias de comemorações que ocorrem há mais de 30 anos. “Nos dois primeiros dias há atrações com música, dança, arremates e vendas de produtos para angariar fundos. Já no terceiro dia, são realizadas a procissão com banda, caminhada até o Miradouro da Capela de São Gabriel, missa campal, encerramento e finalização com uma merenda coletiva no pátio da capela”, informou o organizador do evento.
Para Telmo Patrício, o evento faz parte da memória de infância e é uma oportunidade de reencontrar os amigos e familiares que regressam a região nessa altura. “Fazemos o planejamento da festa cerca de três meses antes, arrecadamos fundos para a contratação de artistas, buscamos patrocínio e doações. O excedente guardamos para o próximo evento e também fazemos doações à igreja”, explicou o organizador.
A Capela de São Gabriel fica no Miradouro de São Gabriel, em Castelo Melhor, uma aldeia portuguesa que tem um passado histórico rico, cujo nome vem de uma cidade chamada Calábria, que existia em um monte a cerca de um quilômetro do local.
De acordo com João Ribeiro, a cidade era uma das principais da região na Idade do Ferro - 1200 a.C., pois lá foram cunhadas as primeiras moedas da Península Ibérica, local por onde os povos fenícios, gregos, cartagineses, visigodos, romanos, entre outros passaram.
“Os povos pré-históricos também por aqui passaram, essa região era habitada há milhares de anos, como pode-se comprovar nas gravuras rupestres. Como a Europa possuía um clima ameno, atraiu muitos povos”, concluiu. Segundo ele, há muitos indícios de que o castelo de Castelo Melhor tenha sido construído para a defesa, no período em que o ferro era muito valioso e havia muitas guerras na região.
Mais uma vez tive a oportunidade de visitar essa região tão rica de tradição, cultura, boa gastronomia e pessoas acolhedoras. Para saber mais sobre Castelo Melhor é só clicar aqui e ler o outro post sobre Castelo Melhor. Até o próximo destino.
Vem comigo que no caminho eu explico!
Samantha Fernandez
Kommentare