top of page
Foto do escritorSamanta Fernandes

Cobh: a última escala do Titanic

Atualizado: 21 de set. de 2019

Localizada no condado de Cork, ao sul da Irlanda, a cidade de Cobh ficou conhecida mundialmente por ter sido o último porto de escala do Titanic, antes do trágico naufrágio, em abril de 1912.


O turismo na cidade é, em sua grande maioria, baseado no Titanic, onde existem um pequeno museu e diversas referências dedicadas a mostrar detalhes da parada do navio em Cobh, além de apresentar um pouco de sua história e construção.


Ao caminhar pela cidade, é possível encontrar muitos estabelecimentos com o nome do navio, homenagens, imagens, entre outros. A cidade recebe anualmente milhares de turistas interessados na famosa história do naufrágio mais famoso do mundo. Além do museu, há também um memorial com vista para o mar, lojas com produtos do tema, entre outras atividades sazonais.



A bela cidade à beira-mar tem muitas outras atrações que vale a pena a visita de pelo menos um dia. Conhecida antigamente como Queenstown – nome dado em homenagem a Rainha Victoria –, a cidade só recebeu seu atual nome em 1920, durante a Guerra da Independência Irlandesa. A pequena região portuária de Cobh encanta visitantes com suas casinhas coloridas cheias de flores e edifícios no estilo neogótico.



Como chegar em Cobh


Cobh fica a 17 Km de Cork e é possível ir de trem (estação Kent Station), ônibus ou carro. Nós optamos em ir de trem, que tem um custo de 10 euros, ida e volta. Além disso, o trajeto é lindo, o trem percorre as margens do rio Lee e a estação de trem em Cobh fica bem perto das atrações.




O que ver em Cobh



O centro da cidade é pequeno, sendo assim, é possível conhecer caminhando. Vale a pena percorrer a cidade e observar as ruas com suas casinhas coloridas e cheias de flores.



É comum encontrar irlandeses vestidos com roupas dos anos 1920 espalhados pela cidade. Na praça central há diversas barracas com produtos típicos, feiras e um coreto com eventos gratuitos.


Dá pra ir de manhã, almoçar por lá e regressar de trem ao meio da tarde. Confira os principais pontos da cidade:


Catedral de St. Colman



Também conhecida como Catedral de Cobh, o monumento que começou a ser construído em 1868 possui uma torre de mais de 100 metros de altura, que contém um carrilhão de 42 sinos, o maior de toda a Irlanda.



É um dos pontos turísticos mais bonitos e visitados da cidade, uma joia da arquitetura neogótica de Pugin e Ashlin.



Titanic Experience



Trata-se de um museu onde o visitante faz o check-in e recebe um cartão de embarque, que terá detalhes de um dos 123 passageiros que partiram da cidade para Nova York no Titanic.



Um guia pessoal leva os participantes para conhecer e experimentar por meio de uma jornada virtual, todas as experiências a bordo da embarcação e até mesmo alguns momentos do desastre. Os bilhetes custam em média 10 euros por pessoa, estudantes e idosos tem desconto. Para mais informações acesse o site do museu.


Titanic Memorial Garden



O jardim tem um belo paisagismo e está a uma curta distância a pé do centro da cidade. Tem vista para o ancoradouro final do RMS Titanic na foz do Porto de Cork, onde em 11 de abril de 1912 os 123 passageiros finais embarcaram no majestoso Ocean Liner.



O ponto focal do jardim é um Muro de Memória de Vidro, onde estão inscritos os nomes dos 123 passageiros.




Trenzinho e Tours guiados


Outra maneira de conhecer Cobh é por meio do passeio de trenzinho. O Cobh Road Train parte do centro da cidade, local onde os últimos passageiros embarcaram para o Titanic. A viagem dura cerca de 45 minutos e passa pelos principais pontos turísticos. Há também os city tours que podem ser adquiridos logo na entrada da cidade.


Passeio de ferry para Spike Island



A ilha fica a apenas alguns minutos de Cobh, já no centro, é possível ver o quiosque de venda dos tickets, que custa cerca de 8 euros por pessoa – ida e volta. As atrações na Spike Island são grátis, ou seja, a cobrança é apenas do ferry. Entretanto, você pode optar por um tour guiado ou você mesmo fazer seu caminho. A ilha abriga um forte, uma prisão e um Monastério, que possuem museus.


Onde comer



Há diversos cafés e restaurantes com comidas típicas na área central. Vale a pena experimentar o Irish breakfast, que já serve como uma refeição completa. Se preferir, pode fazer um lanche no mercado Centra (rede de mercados), que fica na ilha ou comprar algo mais rápido nas diversas lojas de conveniência espalhadas pelo centro de Cobh.




Aproveite para comprar doces na mais tradicional doceria da cidade, ver o comércio e observar a alegria dos irlandeses. Também entre nas lojas de presentes e souvenirs de produtos tradicionais irlandeses e com o tema do Titanic. Até o próximo destino.


Vem comigo que no caminho eu explico!

138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page