Cidade historicamente importante, foi uma das capitais do Reino de Portugal, na Idade Média, antes da conquista de Lisboa, em 1147. É sede de uma das mais antigas universidades do mundo, a Universidade de Coimbra, fundada em 1290 (embora fixada definitivamente na cidade somente em 1537).
É pois conhecida pela cidade dos estudantes. O fado de Coimbra, tradicionalmente cantado por vozes masculinas, nasceu aí, ligado à vida académica e à boémia estudantil.
Visite o antigo edifício da Universidade, onde todas as suas faculdades funcionaram entre os séculos XVI e início do século XX, a antiga prisão académica e a biblioteca Joanina. Tenha em atenção que é preciso comprar bilhete e que as visitas são organizadas por grupos, em determinados horários.
Desça, depois, até à baixa da cidade (rua Ferreira Borges), passando pela Sé Velha e pela rua do Quebra Costas. Visite a igreja de Santa Cruz, na praça 8 de maio, onde repousam os restos mortais do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e de alguns dos seus sucessores da I Dinastia.
COIMBRA CENTRO
Comentarios