top of page
Foto do escritorTurismo Cult

Madrid: a monumental capital de Espanha

Atualizado: 22 de set. de 2019



Como todas as grandes capitais europeias, Madrid caracteriza-se pela sua monumentalidade. Tornada capital de Espanha em 1561, aquela que até aí mais não era do que uma pequena vila transfigurou-se numa das mais conhecidas, cosmopolitas e vibrantes cidades do mundo. Mas o seu centro histórico ressente-se dessa condição e, na verdade, não oferece assim tanto ao turista

e viajante.

Madrid é mais uma cidade que se vive e entranha do que uma cidade plena de coisas curiosas e interessantes para serem vistas e visitadas. Com algumas exceções – os seus inexcedíveis museus, nomeadamente o Prado e o Reina Sofía, visitas obrigatórias para quem quer entender a alma espanhola e a história da arte.

Comece a visita à cidade pela Puerta del Sol, o centro palpitante de Madrid e da própria Espanha.


Puerta del Sol

Percorra a pequena Calle de Postas até à Plaza Mayor, verdadeiro cartão-postal da cidade. Aí se

celebraram, outrora, os terríveis autos de fé da sinistra Inquisição Espanhola, mas hoje é um lugar

aprazível e encantador onde se pode deliciar com um bom vinho e tapas ou com uma bela

refeição.


Plaza Mayor

As ruas adjacentes são bastante típicas. Passeie por elas. Desça, depois, à Calle Mayor, para a percorrer até ao fim, parando para ver o Mercado de San Miguel e a Plaza de la Villa, onde se encontra a Torre de los Lujanes, do século XV, um dos mais antigos edifícios madrilenos. No final da Calle Mayor, vire à direita para a Catedral de la Almudena e para o Palácio Real. Dirija-se, depois, ao Mosteiro Real da Encarnación, ao Teatro Real e, passando pela Plaza de España, regresse à Puerta del Sol pela Calle del Arenal.

Da Puerta del Sol, percorra as típicas artérias comerciais de Preciados, del Carmen e Montera, bem como, claro, a Gran Via, aberta entre 1910 e 1929 e que se tornou a principal artéria comercial da cidade. Prossiga pela história Calle de Alcalá, passando pela conhecida fonte das Cibeles e pela

Puerta de Alcalá até chegar ao parque do Retiro. Aproveite para aí retemperar as forças e andar

de barco.


Tapas e sangria

Se apreciar touradas, tem perto do Retiro, seguindo pela Calle de Alcalá, a emblemática praça de

touros de Ventas. Se não aprecia ou se for contra as touradas, sugerimos que apanhe o metro para o Paseo de la Castellana, onde poderá ver interessantes exemplares de arquitetura moderna e, se gostar de futebol, visitar o estádio Santiago Bernabéu, do Real de Madrid, o mais-bem sucedido clube do mundo.

Se tiver crianças, vá até ao Jardim Zoológico, no frondoso e enorme parque da Casa de Campo. Não abandone Madrid sem visitar o impressionante Palácio de El Escorial. Está fora da cidade, mas o que vai ver merece o tempo e dinheiro que vai gastar na viagem. Outro palácio monumental que poderá visitar, para sul da cidade, é o do Aranjuez.








57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page