Considerado o mais importante monumento barroco de Portugal, o Palácio de Mafra foi construído pelo rei português D. João V na sucessão de uma promessa feita a Deus para que tivesse um filho.
Foi construído em pedra lioz proveniente da região, contém mais de 38 mil metros de extensão, com mais de 1200 diferentes divisões e 4700 portas e janelas.
Este suntuoso monumento está localizado no centro de Mafra, que fica a 24 quilômetros de Lisboa. O local foi utilizado para festas e descanso após caçadas e não como palácio residencial.
Os mais importantes objetos deste palácio estão contidos na Basílica, onde encontrará dois carrilhões com 92 sinos e seis órgãos.
Foi também a história relacionada com a construção do monumento e com a população local que inspirou José Saramago na escrita do “Memorial do Convento”, uma das suas mais conhecidas obras.
Uma das bibliotecas mais belas no mundo está localizada na maior sala do convento de Mafra, forrada com mais de 40 mil livros, arrumados e alinhados nas estantes em estilo rococó.
Encadernados em couro, gravados a ouro, os livros da Biblioteca Real de Mafra são objetos valiosos, em cujas páginas se condensam séculos de conhecimento, cultura e sabedoria.
Numerosas obras foram encomendadas por D. João V, porque o rei queria concentrar neste palácio, que lhe era muito especial, o que de melhor se imprimia no reino e no estrangeiro.
Dentro do convento também funcionava uma enfermaria destinada aos doentes graves. Os doentes eram aqui assistidos por frades-enfermeiros, recebendo a visita diária do médico e do sangrador.
Sobre cada cama fixava-se a receita deixada pelo o médico para que o doente soubesse se o enfermeiro seguia correctamente as suas instruções. Daqui sai uma escada para o Campo Santo, pela qual desciam os mortos. As camas ficavam viradas para o altar, ao fundo da sala, para que os doentes pudessem assistir à celebração da missa.
Aproveite para conhecer o centro que fica logo em frente e também as belas praias de Ericeira, conhecidas pelas suas excelentes condições para a prática de surf. Até o próximo destino.
Vem comigo que no caminho eu explico!
Samantha Fernandez
Comments