top of page
Foto do escritorSamanta Fernandes

Marvão: a histórica vila alentejana

O charme de Marvão está em ser uma vila medieval dentro de um castelo, no alto de uma serra, com uma vista infinita que alcança quase a Espanha.



Uma das melhores experiências de Portugal é conhecer as encantadoras aldeias históricas. É um privilégio poder percorrer locais onde há um patrimônio tão rico e preservado, onde o turismo de massa ainda não chegou. Um belo exemplo disso é aldeia de Marvão com seu casario branco e imponente castelo no local mais alto da cidade.



Marvão é um local agradável, tranquilo, ideal para desconetar-se da rotina diária - especialmente ao amanhecer e ao por do sol, pois oferece excepcionais panorâmicas da planície da Serra de São Mamede.



Bem próximo com a fronteira da Espanha, na região Alentejana, encontra-se a encantadora Vila de Marvão. Com pouco menos de 500 habitantes, a cidade é rodeada por um mural do século XIII e do século XVII, o pequeno povoado medieval ergue-se bem alto.



Marvão foi uma importante fortaleza na defesa de Portugal contra Castela, especialmente durante a Guerra da Restauração (Século XVII). No século XVIII entrou em decadência e deixou de ter exército, o que permitiu a conservação de muitos dos seus edifícios dos séculos XV e XVI.



Comece subindo pelas Portas da Vila em direção à Praça do Pelourinho, onde se encontram os antigos Paços do Concelho, a Prisão, a Torre do Relógio e o Pelourinho (século XVI). Esta rota prolonga-se pela rua do Espírito Santo, onde surge a Casa do Governador (Século XVII), e numa praceta, a capela da mesma advocação e a Fonte do Concelho (Século XVIII). Suba pela rua do Castelo, até chegar ao Castelo do Marvão, cuja entrada é gratuita.



Uma vez visitado o castelo, o itinerário continua pela parte alta da vila, para visitar a Igreja de Santa Maria (séculos XIII-XIV), em cujo interior acolhe o Museu Municipal, com secções de arqueologia, epigrafia, etnografia, armas e arte sacra.



A Vila e a sua serra formam parte do Parque Natural da Serra de São Mamede. Aqui tem início uma interessante rota de pedestrianismo de 7,5 quilómetros, que chega até Portagem, passando por Abegoa e Fonte Souto, seguindo uma rota medieval empedrada. Assunto para um próximo post. Até o próximo destino.


Vem comigo que no caminho eu explico!

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page