top of page
Foto do escritorSamanta Fernandes

O que visitar na Quinta da Regaleira

Atualizado: 21 de set. de 2019

O local abriga mais de 20 pontos de acesso onde é possível apontar o áudio guia nos totens, para obter informações sobre os monumentos da Quinta da Regaleira.


Faça uma visita com guia em diversos idiomas ou caminhar livremente e se deixar levar pelos labirintos, jardins, grutas e natureza única.


O Poço Iniciático

Também conhecida como torre invertida, é sem dúvida a imagem mais conhecida do local. É uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral, sustentada por colunas esculpidas, por onde se desce até ao fundo do poço. A escadaria é constituída por nove patamares separados por lançes de 15 degraus cada um, invocando referências à Divina Comédia de Dante e que podem representar os nove círculos do inferno, do paraíso ou do purgatório.


Palácio da Quinta da Regaleira


O Palácio foi construído em estilo romântico revivalista recuperando formas arquitetônicas e decorativas góticas, manuelinas e renascentistas, misturadas com simbologia mística e esotérica.

Jardins

Os idílicos jardins, construídos sobre socalcos, são compostos por uma mistura de plantas e árvores oriundas de várias partes do globo e vegetação autóctone sendo em algumas zonas interligados por áreas de passagem e de paragem que remetem para o conceito tradicional de jardim de estar. Apesar da diversidade de trajetos do Jardim da Quinta da Regaleira, todos conduzem a um monte de pedras erguidas cheias de musgo.


Labirinto


A Gruta do Labirinto e lago, o troço superior de túneis da Regaleira, não constitui, diretamente, um labirinto, mas possui uma carga simbólica - uma relação, pois os seus caminhos subterrâneos podem levar a diferentes direções. São uma figuração da viagem das trevas à luz, como um caminho que conduz da morte simbólica do profano e à ressurreição do iniciado, como um homem novo. As grutas do labirinto são grutas artificiais, totalmente construídas por Manini e Carvalho Monteiro.


Lagos

Além dos túneis, estão sempre presentes os lagos que expressam os olhos da Terra, pelos quais os habitantes do mundo subterrâneo podem ver o que existe no mundo exterior. Podem ainda simbolizar a referência às águas do gênesis e ao nascimento do Homem através das águas do ventre materno. A água, que aparece por toda a Quinta, pode também ser vista como elemento purificador que traria a “limpeza espiritual” à vida.


Torre da Regaleira


É uma pequena torre que possui escadarias estreitas. Vale a pena subir para apreciar a Serra de Sintra. De lá do alto é possível avistar o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena, outros importantes monumentos a não perder na cidade.


Capela na Quinta da Regaleira


A Capela neomanuelina, evidencia um rico programa iconológico, tendo como tema central o ciclo mariano e crístico, com destaque para as cenas de Anunciação e da Coroação de Maria. O seu simbolismo alude ainda à Ordem de Cristo, herdeira da missão Templária. A cripta tem um acesso subterrâneo com ligação ao Palácio.



A Quinta da Regaleira tem mais lugares e cantos interessantes, são vários mirantes, torres, muralhas, jardins e um palácio que a gente consegue visitar uma parte dele, uma construção pequena, mas muito estilosa e cheia de obras de arte, que valem a visita.





Saiba mais sobre a Quinta da Regaleira





51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page