top of page
Foto do escritorTurismo Cult

Penafiel: os pecados da Bicha-Serpe

Atualizado: 22 de set. de 2019

A cidade é conhecida pela impressionante procissão do Corpo de Deus. Na procissão, a Bicha-Serpe simboliza o mal e os pecados.


Monumento da Bicha-Serpe

Encaixada entre os rios Sousa e Cavalum, Penafiel é uma cidade onde os serviços e a indústria casam com a ruralidade.  A cidade é a segunda mais antiga do norte de Portugal e ainda hoje é um importante centro agrícola. Até ao século XVIII, Penafiel chamava-se Arrifana de Sousa.


Basílica de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, também conhecida como Nossa Senhora do Sameiro de Penafiel, é considerada como ex-libris da cidade

O nome da cidade deriva de um dos castelos que se erguiam na região durante a Idade Média. Um deles chamava-se castelo da Pena. Atacado muitas vezes por mouros, leoneses e castelhanos, nunca foi tomado. Por isso o rei o designou “fidelis”, ou seja, fiel. Penafidelis deu origem ao topónimo Penafiel.


Deambule pela avenida principal e rua Alfredo Pereira, admirando a arquitetura civil e religiosa e a fantasiosa estátua da Bicha-Serpe. Antigamente, quase todas as casas eram de xisto, abundante na região, mas, hoje em dia, o xisto é visto quase somente nos beirais.

Se gostar de caminhar, entre no caminho de Pussos e percorra-o até ao fim. São alguns quilómetros. Deixe-se impregnar pela atmosfera rural e imagine a vida em Penafiel nos tempos passados, quando a região vivia, essencialmente, da agricultura.


Sugestão de percurso

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page