top of page
Foto do escritorSamanta Fernandes

Ponte da Barca: a reserva natural da biosfera

Atualizado: 22 de set. de 2019

A paisagem e a vida de Ponte da Barca são marcadas pelo Parque Nacional da Peneda Gerês, que ocupa cerca de metade do território do concelho. Nesta vasta área protegida é possível encontrar fauna e flora únicas e belas paisagens idílicas

Vista da Ponte e Rio Lima

A cidade está localizada no norte de Portugal, em pleno Alto Minho. Pertence ao distrito de Viana do Castelo, que fica a 35 quilômetros, a fronteira com a Espanha (Fronteira da Madalena - Lindoso) está a 35 quilômetros e Braga, a 30 quilômetros.

Centro de Ponte da Barca

Ponte da Barca deve seu topônimo à “barca” que fazia ligação entre as duas margens do rio Lima. A história dessa vila está relacionada com o atravessamento dos peregrinos para o outro lado do rio. Com a construção da ponte, edificada na primeira metade do século XV, a localidade passa a adotar o nome de S. João de Ponte da Barca.


A famosa Ponte construída no ano de 1450

A cidade possui praia fluvial, bons restaurantes e infraestrutura hoteleira. Há coutos de caça, esportes náuticos, artesanatos e folclore. Experimente os doces regionais (rabanadas de mel, leite creme, queijada de laranja e Magalhães). Aproveite a noite para passear no centro e jantar. Os destaques da gastronomia regional são a carne de cabrito, coelho bravo, cozido à portuguesa, lampreia, sável, sarrabulho e a posta barrosã real.


Igreja de São João Baptista ou Igreja de Ponte da Barca, monumento do século XVI

A vila possui graciosas arcadas e casas nobres dos séculos XVI e XVII que, merece uma visita para conhecer seus encantos naturais, culturais e históricos. Além de visitar a ponte medieval, conheça também a Igreja Matriz (século XVIII); Igreja da Misericórdia (Século XVI); Pelourinho; a Fonte de S. João; a Capela da Lapa; Capela de S. Bartolomeu, Capela de Santo Antônio; Mercado Pombalino (século XVIII) e tantos outros locais dessa cidade cheia de encantos.

Antiga residencia dos nobres

Há eventos durante todo o ano como a famosa romaria de S. Bartolomeu, fins de semana gastronômicos, feiras de artesanatos, entre outros. Se quiser mais informações do que fazer em Ponte da Barca e no Alto Minho, procure a Loja Interativa de Turismo que fica no centro. Lá você encontra a programação completa dos eventos e lista dos principais locais a visitar.


Artesanato regional em destaque os tradicionais lenços dos namorados

Sugestão de percurso

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page