top of page
Foto do escritorSamanta Fernandes

Porto: caminhada histórica

Atualizado: 22 de set. de 2019

A cidade do Porto é demasiada grande e impossível de conhecer tudo em um dia, mas há lugares que não podem ficar de fora do roteiro, conhecer o centro histórico e seus locais tradicionais vai enriquecer sua viagem.


Centro histórico do Porto

O primeiro passeio que fiz ao chegar em Portugal foi uma caminhada pelo centro histórico do Porto. Eu e alguns colegas do doutorado fomos guiados pelo nosso orientador, o professor Dr. Jorge Pedro Sousa, que é tripeiro da gema (expressão utilizada para quem nasce no centro do Porto), exímio conhecedor de história e ainda por cima tem enorme prazer em mostrar o seu país.


Ponte Dom Luís, Gaia

Eu sempre digo que para se conhecer melhor os lugares e poder observar bem os detalhes, nada melhor do que conhecer caminhando. Nem sempre é possível, mas nesse caso é muito mais agradável e enriquecedor. Assim, é possível caminhar pelos becos das ruas antigas, ver parte das ruínas, observar como eram as casas, imaginar como viviam os mercadores, como era feito o vinho do Porto e experimentar comidas tradicionais portuguesas.


Tradicional prato português: caldo verde, dourada grelhada com legumes e vinho verde

Faça o walking tour pelo centro histórico, Ribeira e Cais de Gaia. Aproveite para passear na rua de Santa Catarina, tomar um café no famosíssimo café Majestic, um dos mais belos do mundo, e visitar o mercado do Bolhão. Passe pela Batalha e pelo teatro de São João. Depois, cruze o tabuleiro superior da ponte D. Luís até ao mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia. Regresse pela mesma ponte e caminhe até à Sé Catedral do Porto. Desça até à Ribeira, pela rua da Bainharia e rua dos Mercadores. Atravesse o rio pelo tabuleiro inferior da ponte D. Luís até ao Cais de Gaia.


Ainda é possível subir do rio Douro até à avenida dos Aliados/Praça da Liberdade (basta dizer Praça, que todos os portuenses sabem qual é a praça) pela rua das Flores. No final da rua das Flores encontrará a majestosa estação de São Bento, uma das mais bonitas do mundo. Dos Aliados, continue subindo, desta vez pela rua dos Clérigos até à igreja e torre dos Clérigos, ex libris da cidade.


A estação é um dos principais monumentos na cidade, sendo especialmente célebre pelos seus painéis de azulejo

Na zona dos Clérigos poderá ver a fachada do hospital de Santo António, tomar um café no famoso café Piolho, muito frequentado pelos estudantes, visitar o edifício setecentista da Reitoria da Universidade do Porto, as duas igrejas quase coladas (repare que no meio delas existe o mais estreito edifício da cidade) e ainda a livraria Lello, uma das mais belas do mundo, que inspirou os livros do Harry Potter.


Livraria Lello

O passeio leva cerca de meio dia, umas quatro horas caminhando. No final do percurso você pode almoçar e fazer um passeio pela marginal do rio Douro, da Ribeira até à Foz, prosseguindo, depois, pela marginal atlântica até à praia de Matosinhos (pode pegar o elétrico [bonde]) na Ribeira para fazer uma parte do percurso); e faça também a caminhada do Cais de Gaia até à marina da Afurada, na margem esquerda.



Sugestão de percurso

Sugestão de percurso

Há diversas outras opções de roteiros na cidade. No nosso site você há dicas incríveis de locais para visitar em Porto, além de diversos destinos que estão próximos e também podem ser feitos passeios um dia. Escolha o passeio e aproveite.


Vem comigo que no caminho eu te explico!

Samantha Fernandez


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page