top of page
Foto do escritorSamanta Fernandes

Quinta da Regaleira: o cenário fantástico de Sintra

Atualizado: 21 de set. de 2019

O local é cheio de metáforas e misticismo. Está situado do lado do Centro Histórico de Sintra, em Portugal. A Quinta da Regaleira foi edificada no final do século XIX e pertence à área de Sintra declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.


Não é de se surpreender que a minha amiga e escritora Juliana Feliz tenha escolhido a Quinta da Regaleira como inspiração para seu livro “As Cinzas de Altivez”, uma obra mágica, que estou lendo e da qual, em breve, falarei aqui.



Mais do que um passeio turístico, visitar a Quinta da Regaleira é viajar num universo imaginário cheio de símbolos e sensações energizantes. O local está repleto de construções belíssimas, labirintos e jardins luxuriantes, que merecem uma visita detalhada, pois é como estar em um cenário de conto de fadas, só que da vida real.



A Quinta da Regaleira foi construída no período da monarquia, entre 1904 e 1910. Os domínios românticos que pertenceram a Viscondessa da Regaleira, foram adquiridos e ampliados pelo Dr. Antônio Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), para fundar o seu lugar de eleição. Era um homem detentor de uma fortuna imensa, que lhe valeu o apelido de Monteiro dos Milhões.



O singular e criativo projeto de arquitetura e paisagem pensado pelo milionário foi desenvolvido pelo arquiteto e cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936) e contou com a mestria dos escultores, canteiros e entalhadores que, com este, haviam trabalhado em outros belos empreendimentos, como o Palace Hotel do Buçaco.





A Quinta da Regaleira é repleta de referências à mitologia, a Dante, ao Olimpo, a Camões, à Virgílio, à missão templária da Ordem de Cristo e tantos outros símbolos místicos. Concretiza-se com estes cenários, a representação de uma viagem iniciática onde é possível sentir a harmonia das esferas e imergir em uma dimensão poética e profética de uma Mansão Filosofal Lusa. Impossível não sair de lá com as energias renovadas.


Saiba mais sobre a Quinta da Regaleira






A Quinta da Regaleira é um lugar embrenhado em mistério e esoterismo, onde sobressai o estilo neomanuelino nas construções e, os espaços verdes típicos da Renascença nos jardins e bosques, desenhados com formas estilizadas, mas sempre com alguma intencionalidade. Me senti uma personagem em uma aventura cheia de fantasias, um local que pretendo voltar muitas vezes. Até o próximo destino.



Vem comigo que no caminho eu explico!

Samantha Fernandez

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page