Maio é a altura da colheita das cerejas em Portugal e nós fomos com a Ribeiro Travel conhecer a Quinta do Limite e provar diretamente do pé essa delícia portuguesa.
Também aproveitamos para conhecer a região do Fundão que está localizada no sopé da Serra da Gardunha, no planalto da Cova da Beira. Esta é uma região de terrenos muito férteis, sabiamente explorados ao longo dos séculos, onde grandes produções de fruta são famosas, nomeadamente a Cereja do Fundão.
Com uma área de produção que abrange os concelhos do Fundão, Covilhã e Belmonte, a área de cultivo de cerejeira ronda os 2507 hectares na região, dando origem, em média, a cerca de 8558 toneladas anuais de cerejas (INE, 2007).
Cerca de 15% da produção de cereja do Fundão vai para exportação. Os principais mercados são Angola, Brasil, Inglaterra e países nórdicos, onde a cereja do Fundão chega mais cedo do que qualquer outra devido ao clima português. A região tem ainda apostado nos contactos em Macau e Médio Oriente.
Hoje, há cereja do Fundão o ano inteiro, pelo conjunto de novos produtos e subprodutos ligados a produção. Além de eventos como as duas semanas das cerejeiras em flor (que ocorre entre os meses de abril e maio) ou da Festa da Cereja, em junho.
Vem comigo que no caminho eu explico!
Samantha Fernandes
Comments