top of page
Foto do escritorSamanta Fernandes

Roteiro de um dia em Kinsale

Atualizado: 21 de set. de 2019

Historicamente, Kinsale era um porto importante, um campo de batalha e o local do naufrágio do Lusitânia. Atualmente é uma importante atração turística irlandesa e o ponto de partida para o sul da trilha Wild Atlantic Way.



Depois de uma intensa semana de estudos, nada melhor do que sair para conhecer mais um pouco da cultura irlandesa. Dessa vez, resolvemos conhecer a histórica cidade piscatória de Kinsale, que pertence ao condado de Cork e está a apenas 25 Km de distância do centro.


Como chegar em Kinsale


Partindo de Cork, é possível ir de carro ou de ônibus, nós optamos em pegar o ônibus, que parte a cada uma hora da Ken Station, no centro. Os bilhetes custam em média 12 euros, ida e volta e podem ser adquiridos pela internet ou através das máquinas na própria estação. Estudantes, crianças e idosos têm desconto na tarifa. O trajeto leva cerca de 45 minutos em uma estrada encantadora repleta de natureza e vacas a pastar.



O que ver em Kinsale


É fato que a cidade tem muito a explorar e vale uma visita mais apurada, entretanto preparei um roteiro econômico para aqueles que desejam passar apenas um dia nesta cidade histórica, cheia de belas paisagens e excelente gastronomia.




Esta é sem dúvida uma parada obrigatória para quem vai visitar Kinsale, fica a cerca de 3 Km do centro de da cidade. Dá para ir de carro ou ir caminhando, apreciando as belas casas à beira mar. O forte foi construído na orla do Porto de Kinsale no final do século XVII sob o rei Charles II, este forte em forma de estrela tem desempenhado um papel importante em vários momentos durante a história da Irlanda. Saiba mais sobre esta bela construção histórica neste post.





O museu exibe uma diversidade de artefatos históricos locais, como um par de botas que pertenceu a Patrick Cotter O'Brien (1760-1806), o homem conhecido como o 'Kinsale Giant', o homem mais alto do mundo. É possível ver a âncora de um dos navios da Armada Espanhola, que tentou ajudar os irlandeses a derrotar a Inglaterra na Batalha de Kinsale em 1601.



Construído por volta de 1600, o elegante edifício Courtshire & Regional Museum de Kinsale foi o local do inquérito original para o naufrágio do Lusitânia, o transatlântico britânico afundado por um submarino alemão em 1915. O museu está localizado na Praça do Mercado e funciona aos sábados: das 10:00 às 17:00 e aos domingos - das 14:00 às 17:00.




Gastronomia do mar


Para quem gosta de frutos mar, o local é referência nos sabores. Os restaurantes de Kinsale, fornecidos por pescadores locais, são renomados, com Fishy Fishy no Crowley's Quay apresentando a lista dos 100 melhores restaurantes do país em 2016. Há diversos restaurantes premiados com estrelas Michelin espalhados pela cidade. Destaque para o restaurante Bulman, que fica próximo ao Charles Fort.



Explorar o centro da cidade


Caminhe pela orla da marina e observe as embarcações e as aves à beira mar. Percorra o centro da cidade e aprecie as casas coloridas e cheias de flores. Há diversas lojas de produtos locais feitos de couro, joias, entre outros.




Não vá embora sem tomar um tradicional chá ou café da tarde, acompanhado de deliciosos doces locais.






Há outros locais a visitar em kinsale como o James Fort e também o Desmond Castle, que teve uma história colorida, variando da ocupação espanhola em 1601 para usar como uma prisão para marinheiros americanos capturados durante a Guerra da Independência Americana, porém estava fechado na altura.



Também é possível fazer passeios de cruzeiro. Para mais informações vá ao posto de turismo que fica logo na entrada da cidade, lá há inúmeros mapas e dicas de passeios. Até o próximo destino.



Vem comigo que no caminho eu explico!

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page