Importante centro de peregrinação cristã desde o século IX, a lenda diz que em Santiago de Compostela está sepultado o apóstolo Santiago Maior, de onde deriva o primeiro nome da cidade (o segundo deriva de “Campo de Estrelas”). Os caminhos de Santiago, itinerários de peregrinação transeuropeus, contaram-se entre os mais importantes percursos medievais e são hoje percorridos por milhares de peregrinos (o caminho português divide-se em dois itinerários principais: pela costa e pelo interior).
Atualmente, Santiago é uma pujante cidade universitária (a sua universidade foi fundada em 1495), turística e, claro, um centro religioso de grande importância. É a capital da província espanhola da Galiza (Galicia). Visite a catedral, admire o pórtico da Glória, abrace a estátua de Santiago no altar-mor e reflita no seu lendário sepulcro, por baixo do altar.
Percorra as ruas do centro histórico, entre as antigas muralhas, e aprecie a arquitetura da cidade, ainda com muitos traços medievais. Não deixe de provar tapas. Sugerimos queijo do país, pão, pimentos de Padrão e polvo à galega, acompanhados por um vinho alvarinho da região. No final, peça o tradicional licor de ervas ou licor de café e acompanhe-os, claro, com um café.
Comments