#porto #toplugaresnoporto #serralves #estacaosaobentoporto #igrejadapedra #matosinhos #livrarialello #portugal #blogsamanthafernandez #turismocult #palaciodecristalporto #mosteiroleçadobalioportugal #ribeiradodouro #galeriaparisporto #toplugaresporto
A cidade do Porto possui rica gastronomia, história, cultura e belas paisagens a se conhecer. Há locais para todos os gostos e bolsos. A seguir separamos 10 lugares fixes, como dizem os portugueses, para visitar em Porto.
1. Palácio de Cristal e Museu Romântico
Não espere encontrar um edifício suntuoso projetado pela Disney, o Palácio de Cristal foi construído especialmente para a Exposição Internacional do Porto e possui belos jardins originais do século XIX. O antigo edifício – com projeto do arquiteto inglês Thomas Dillen Jones, construído em granito, ferro e vidro e inspirado no Crystal Palace, de Londres – foi mandado demolir em 1951, dando lugar ao Pavilhão dos Desportos em 1952. Vale muito a pena apreciar a vista do Rio Douro e também visitar o Museu Romântico que se instalou (após curta estada no atual Palacete dos Viscondes de Balsemão) o exilado Rei da Sardenha e Príncipe do Piemonte, Carlos Alberto de Sabóia-Carignano, aqui passando os seus últimos dias e vindo a morrer a 28 de julho de 1849. Deste monarca foi neta Dona Maria Pia, uma das últimas Rainhas de Portugal.
2. Parque de Serralves
Com um espaço verde que se estende por 18 hectares, o parque Serralves foi projetado pelo arquiteto Siza Vieira. O local abriga o Museu de Arte Contemporânea com obras de arte de vários artistas que estão expostas, ao lado da flora típica da Região Norte de Portugal, como carvalhos, bétulas e o teixo. Dentro do parque há a casa de Serralves que foi mandada construir pelo 2º conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral, aristocrata da indústria têxtil que, em 1923, tinha herdado a propriedade de seu pai, um exemplar único da arquitetura "Art Déco" no país. Um romântico e agradável local para namorar, caminhar e apreciar um café acompanhado de uma queijada portuguesa, uma espécie de cupcake.
3. Livraria Lello
As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e Antônio Lello abriram, no Porto, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros. Há uma lenda de que a escritora J. K Rowling, autora dos livros do Harry Potter tenha escrito seu primeiro livro ali, já que a mesma morou em Porto e teve um filho com um português. Em 2017, o edifício passou por uma renovação no seu interior e restauração na sua fachada e vitral. O valor do ingresso é de 5 euros, mas dá direito a um voucher de desconto na compra de livros. Aproveite também para saborear o melhor éclair do Porto que você encontra na Leitaria da Quinta que está logo em frente.
4. Mosteiro de Leça do Balio
Um dos locais onde remonta a história de que houve o único casamento real por amor na história de Portugal, o Mosteiro de Leça do Balio foi palco do casamento de D. Fernando e Dona Leonor Teles a 15 de maio de 1372. O Mosteiro fica em Matosinhos, onde se inscreve a Igreja de Santa Maria de Leça do Balio. Vizinho à foz do rio Leça, trata-se de um original exemplar de arquitetura religiosa fortificada com estilo romântico gótico. É considerada a primeira casa dos Freires-Cavaleiros da Ordem Militar do Hospital que remonta as vivências da época, caracterizada pelo espírito de Cruzadas e Guerra Santa.
5. Estação São Bento
Uma das mais belas estações do mundo, a estação de trens (comboios para os portugueses) de São Bento impressiona pela sua arquitetura e pelos azulejos pintados, destacando cenas da história de Portugal. A Estação de Trens de São Bento foi construída no século XIX sobre os restos do antigo convento de São Bento de Ave Maria e ainda conserva esse ar melancólico e antigo que caracteriza a cidade do Porto. É uma estação central, por isso você deverá passar por lá várias vezes. Não olhe apenas por fora, aprecie seu interior e de lá você pode partir para diversas cidades como Aveiro, Coimbra, Guimarães, Braga, entre outros.
6. Avenida dos Aliados
Saindo da estação de São Bento caminhe até a Avenida dos Aliados, ali é onde tudo acontece. Os eventos de Natal, festas e no entorno há uma enorme concentração de lojas, cafés e restaurantes como Hard Rock Café, Mc Donald´s - um dos mais bonitos do mundo, o tradicional café Guarany fundado em 1933, entre outros. Ainda assim, além de fazer um passeio à noite apreciando a cidade iluminada e sua vida noturna é possível ir mais cedo e seguir para as compras na Rua de Santa Catarina que é a artéria mais comercial da Baixa do Porto, estando grande parte dela hoje vedada ao trânsito de carros e reservada apenas a pedestres.
7. Centro histórico do Porto
Conhecer o centro histórico do Porto, sem dúvida é parada obrigatória. Vale a pena fazer uma caminhada por suas ruas estreitas apreciando a bela arquitetura e restos de ruínas medievais. Percorrer seus locais históricos vai enriquecer sua viagem. Caminhe pelos becos das ruas antigas, observe como eram as moradias, imagine como viviam os mercadores, como era feito o vinho do Porto e experimente a diversidade de comidas tradicionais portuguesas. Aqui eu explico tudo sobre esse walking tour.
8. Igreja do Senhor da Pedra
Que tal fazer uma caminhada junto ao mar e conhecer uma mágica capela erguida sobre um rochedo? A Capela do Senhor da Pedra localiza-se na Praia de Miramar, freguesia de Gulpilhares, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. A construção é de 1686 e acredita-se que a origem do culto na capela possa ter iniciado em um antigo culto pagão, de caráter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo. Aproveite a vista e se gosta de caminhar vá até a praia de Espinho - são cerca de 8 quilômetros e depois pare em algum café à beira mar.
9. Rua Galeria de Paris
Nem só de museus, igrejas e paisagens vive o viajante. Também há de ser tirar pelo menos uma noite para curtir e tomar um copo, como dizem os portugueses. A Rua Galeria Paris é um espaço cheio de bares, restaurantes e pessoas bonitas circulando. Originalmente, era para ser construída nessa rua uma cobertura envidraçada, semelhante às galerias de Paris originais. O local está situado na baixa do Porto, onde ficava o antigo convento das Carmelitas. O local possui prédios elegantes que lembram as originais galerias de Paris.
10. Ribeira do Douro
Outra boa opção para também sair à noite é a o bairro da Ribeira, um dos lugares mais frequentados do Porto. O local possui dezenas de restaurantes com terraços, onde você poderá desfrutar de uma excelente gastronomia enquanto curte a vista da Ponte de Luís I e da Vila Nova de Gaia com suas vinícolas iluminadas. As ruas estreitas, as casas coloridas e a ligação ao rio fazem da Ribeira uma das zonas mais interessantes do Porto e uma das mais antigas da cidade que mantém vestígios dos vários tempos que atravessaram.
Todos esses locais são relativamente próximos e podem ser fazer o percurso caminhando. Há muitas opções de trens, metrô, ônibus e você também pode utilizar o Taxi e o Uber que funcionam muito bem e com preços justos. Aproveite o máximo sua viagem ao Porto conhecendo seus principais locais gastando pouco e comendo muito bem.
Vem comigo que no caminho eu explico!
Samantha Fernandez
Comments