top of page
Foto do escritorTurismo Cult

Vila Real: aninhada nas serras do Marão e Alvão

Atualizado: 22 de set. de 2019


Palácio de Mateus

Aninhada no meio de montanhas, Vila Real é uma cidade portuguesa que terá surgido no início século XII, embora a região onde se localiza seja habitada desde a pré-história. Sede de um marquesado, muitos nobres transmontanos e durienses quiseram ter aí a sua residência, principalmente depois do século XVIII, razão pela qual muitas casas do centro histórico possuem brasões, incluindo, obviamente, a casa dos marqueses de Vila Real.



O centro histórico, ou Vila Velha, é a zona mais interessante da cidade, do ponto de vista turístico. Deambule por lá. Além das casas brasonadas, encontrará igrejas importantes, como a igreja de São Domingos, sé catedral de Vila Real, do século XV, e a igreja dos Clérigos, atribuída ao importante arquiteto barroco Nicolau Nasoni, o mesmo que projetou a famosa torre dos Clérigos, no Porto. Poderá, ainda, ver o pelourinho, do século XVI, e as ruas da antiga judiaria.



Junto da antiga igreja da Misericórdia, poderá, na Casa Lapão, provar alguns deliciosos doces regionais (embora tenha outras boas opções em matéria gastronómica), como os pitos de Santa Luzia, as cristas e as ganchas de São Brás. As moças compram pitos para oferecerem aos moços no dia 13 de dezembro, e no dia 3 de fevereiro os moços oferecem ganchas às moças. Se tiver tempo para almoçar ou jantar, um dos pitéus da zona chama-se tripas aos molhos. Mas o cabrito assado com arroz de forno também é uma especialidade.



Um ponto curioso da cidade, mais afastado, é a antiga estação de trem, onde é exibida uma locomotiva. Querem transformar a estação num hotel, mas os vila-realenses preferiam reativar a antiga estrada de ferro (linha) do Corgo, nome do rio que banha a cidade.


Jardins do Palácio de Mateus

O campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com o seu imponente jardim botânico, é um dos pontos mais aprazíveis da cidade para uma caminhada ou corrida.Fora da cidade, no pequeno lugarejo de Mateus, o magnífico palácio de Mateus, igualmente projetado por Nicolau Nasoni, é imperdível. É o palácio que surge no rótulo do famoso vinho rosé português Mateus Rosé.



Sugestão de percurso


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page