Encantadora vila portuguesa, cuja arquitetura medieval está muito bem preservada, Óbidos é parada obrigatória para quem deseja se sentir em um conto de fadas. No local do castelo poderá ter existido uma cidadela romana – um ópido – de onde deriva o nome da cidade. É uma das mais visitadas vilas portuguesas.
Percorra a rua central até ao castelo e volte pela mesma rua ou ruas adjacentes ou pela muralha, aprecie o casario típico com suas fachadas brancas.
Aproveite também para fazer uma visita a biblioteca que está localizada no fim da rua Direita e junto à entrada do Castelo. A biblioteca era uma antiga Igreja, agora transformada em livraria. Nela se pode adquirir livros ou ler, assistir a debates e palestras, ver projeções de filmes ou, até, tomar um café. O objetivo desta mudança vai no sentido de tornar a vila numa " Vila Literária".
Percorra as lojas tradicionais e conheça os produtos típicos. Boa parte das lojas fica na Rua Direita, como a Oficina das Artes e a Associação Artesanal e Artística Bordar Óbidos, uma espécie de cooperativa que produz lindos desenhos com linha colorida geralmente sobre um tecido de linho branco. Há também as lojas de conservas, bebidas, livrarias e muitas outras opções de lembrança de viagem.
Nenhuma viagem a Óbidos está completa sem que se prove ao menos uma ginjinha, o famoso licor preparado com uma pequena cereja selvagem (a ginja) abundante na região. É uma bebida docinha, ótimo encerramento para uma refeição e no copinho de chocolate fica melhor ainda. Também costuma ser uma boa lembrança de viagem para dar aos amigos.
Pelo menos dois eventos anuais movimentam a gastronomia da cidade. Em março acontece o Festival de Chocolate, que atrai visitantes de todo o país para participar de aulas e palestras - e comer os doces, claro. Nas primeiras semanas de julho é a vez do Mercado Municipal de Óbidos, que acontece desde 2002 com uma programação bastante variada, incluindo apresentação de artistas circenses e uma grande feira de produtos gastronômicos (e de artesanato), além da chamada "ceia medieval", cujos convidados jantam fantasiados.
Até o próximo destino. Vem comigo que no caminho eu explico!
Samantha Fernandez
Comments